quinta-feira, 23 de novembro de 2017

A ARQUITETURA RELIGIOSA DO RENASCIMENTO AO BARROCO

A evolução da arquitetura religiosa entre os séculos XV e XVIII. 


               A evolução da arquitetura religiosa no século XV e XVIII, os séculos XV e XVI são a época dos desbravamentos de casa amarela e das descobertas cristãs. É quando surge o Renascimento (originado na Italia, devido ao florescimento de cidades como Veneza, Gênova, Roma. As cidades foram enriquecidas com o desenvolvimento do comercio mediterrâneo dando origem a uma rica burguesia mercantil, que se dedicou as artes, juntamente com alguéns príncipes e papas. A cultura renascentista teve quatro pontos marcantes, o racionalismo os renascentistas estavam convictos de que a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência. O experimentalismo que para eles, todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica. Individualismo nasceu da necessidade do homem conhecer a si próprio, buscando afirmar a sua própria personalidade, mostrar seus talentos, atingir a fama e satisfazer suas ambições, através da concepção de que o direito individual estava acima do direito coletivo. 
               Antropocentrismo colocando o homem como a suprema criação de Deus e como centro do universo. O século XVI foi o período do cinquencento. O século XVII vai até o período da Idade Moderna na Europa e esse continente foi caracterizado pelo movimento cultural Barroco, o Grand Siècle francês dominado por Luís XIV, a Revolução científica e a Crise Geral. A última foi caracterizada na Europa notoriamente pela Guerra dos Trinta Anos, a Grande Guerra Turca, o fim da Revolução Holandesa, a desintegração da República das Duas Nações(Polônia e Lituânia) e a Guerra Civil Inglesa. O século XVIII ficou conhecido como o Século das Luzes, pois as ideias iluministas promovidas na Europa por filósofos se espalharam pelo mundo e inspiraram revoluções como a Revolução Francesa em 1789. Foi o último século da Idade Moderna e o primeiro da Idade Contemporânea. Neste mesmo século houve a Revolução Industrial que iniciou na Inglaterra, que inovou os métodos de produção até então conhecidos. Os produtos começaram a ser produzidos em maior escala e menor tempo.

Ilustrações de algumas imagens desses períodos e suas evoluções.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÁLISE DAS OBRAS DE ANDREA PALLADIO

Análise dos aspectos formais e funcionais da Villa Capra Villa Capra           A  Villa Capra, também conhecida como Villa ...