terça-feira, 28 de novembro de 2017

ANÁLISE DAS OBRAS DE ANDREA PALLADIO



Análise dos aspectos formais e funcionais da Villa Capra


Villa Capra

         A Villa Capra, também conhecida como Villa Rotonda, é uma das mais belas e famosas villas do arquiteto italiano Andrea Palladioé uma  tipologia das casas e dos templos clássicos, sendo também um dos mais celebrados edifícios da história da arquitetura da época moderna. Localiza-se perto da cidade de Vicenza, na Itália. O nome Capra deriva do apelido dos dois irmãos que completaram a construção, a partir de 1591. 
O projeto do edifício ilustra perfeitamente a significação do classicismo. É definida por um bloco quadrado, encimado por uma cúpula e apresentando quatro fachadas idênticas, sendo os quatro lados do edifício também idênticos, agrupados em torno de um átrio que lembra o panteão romano. A estrutura do prédio é extremamente lógica, obedecendo a uma racionalidade geométrica e matemática. A cobertura ajuda a segurar as paredes, sustentando a cúpula e os pórticos auxiliam também os arcobotantes nas paredes exteriores. 
O início da construção se deu em 1566, consistindo num edifício quadrado, completamente simétrico e inserido num círculo perfeito. Apesar de estar inserida num círculo, a planta do edifício não é circular, e sim representa a intersecção de um quadrado com uma cruz grega. Todas as quatro fachadas eram dotadas de um corpo avançado com uma galeria que se podia alcançar subindo uma escadaria e cada uma das quatro entradas principais conduzia, atravessando um vestíbulo, à sala central coroada pela cúpula, esta sala e os demais cômodos tinham proporções calculadas com precisão matemática, com base nas regras de arquitetura desenvolvidas por Palladio, elaboradas no seu Quatrro libri. Na sala central, o arquiteto imprime um impulso centrífugo, alargando-a para o exterior, nos quatro pórticos jônicos e na escadaria, resultando assim numa arquitetura aberta, com vista e acesso pelos quatro lados, observando o campo e a cidade de Vicenza.  
Para permitir a casa divisão uma exposição solar análoga, a planta foi girada em 45 graus em relação aos pontos cardeais. Todas as quatro galerias apresentavam um pórtico com frontão ornado por estátuas de divindades da antiguidade clássica. Esses frontões eram suportados por seis colunas jônicas cada um e cada galeria era flanqueada pr uma única janela de cada lado. Com o uso da cúpula, aplicada pela primeira vez a um edifício residencial, Palladio se depara com o problema da planta central, usada até aquele momento na arquitetura religiosa. Mesmo já tendo outros projetos anteriores de residências com planta central, a Villa Capra permanece como peça única na arquitetura mundial, reconhecida como modelo ideal. 



A influência de Palladio e seu tratado  


          Andrea Palladio foi um arquiteto italiano, um dos mais influentes personagens de toda a história da arquitetura do Ocidente, com ele veio o Palladianismo ou arquitetura palladiana"O termo palladianismo pode se referir á estética pessoal do próprio Palladio, mas é mais usado para escrever a sua escola como um todo". O modelo palladiano baseava-se entre o empirismo e idealismo, também usava-se a simetria, perspectiva "e valores da arquitetura clássica greco-romana, valorizando especialmente os princípios estabelecidos pelo tratadista romano Vitrúvio. Cuja a obra teórica De Architectura se preservou." Renascentista, usou também vários uma modelos matemáticos para o estabelecimento de proporções que se associava à filosofia pitagórica, platônica e neoplatônica, usava-se para o obter a beleza, a funcionalidade e solidez estrutural, que são os três pilares da sua doutrina, apresentado em seu próprio tratado, Quattro Libri dell'Architettura (1570). A repercussão foi tanta, quase igual a de Vitrúvio.   
          Com apenas 22 anos, Andrea Palladio começou a escrever o tratado e depois enriqueceu com suas obras." A primeira edição do The Four Books of Architecture viu a luz em Veneza em 1570. Existem várias edições e cartões postais, bem como traduções em francês, holandês e inglês. Dentro deste texto estão ilustrações ilustrando as ídeias de Palladio sobre a pureza e a simplicidade da arquitetura clássica, desenhada pelo punho."  
   O livro obteve sucesso considerável e inspirou vários arquitetos até o século XIX. A arquitetura palladiana ganhou bastante popularidade pelo Europa, "também ficou conhecida na América do Norte, tornando-se a publicação mais influente da arquitetura produzida e determinado grande parte da imagem arquitetônica da civilização ocidental". 


          "Nos Quatro Livros recebem regras sistemáticas para a construção e projetos de exemplos, que na época não eram usuais. Em vez de modelos a serem copiados, as tipologias arquitetônicas assumem a fisionomia dos esquemas composicionais em que podem exercer infinitas variações. O estilo inconfundível da villa Palladian baseia-se na aplicação de detalhes a um sistema estrutural construído em tijolos , pedras e madeira . Palladio apresentou dois cânones para manter em edifícios: regras de design e regras de construção baseadas na lógica de construção da villa ." 


Análise dos aspectos formais e funcionais 

  
       Um dos mais importantes é o estudo dos procedimentos de projeto por ele empregados em suas múltiplas encomendas. Tal estudo não enfoca apenas os aspectos operacionais de projeto, mas envolve os parâmetros que governam essas operações e, através delas, o desenvolvimento de um plano para o edifício. Um estudo dessa natureza permite entender os produtos da arquitetura como objetos culturais que refletem valores, os quais podem ser expressão de uma época e lugar ou ter repercussão mais ampla e duradoura. Nesse último caso, as dimensões locais e temporais podem ser importantes, mas os valores intemporais e extra-locais predominam e alcançam reconhecimento generalizado. Entender esses aspectos é de fundamental importância para o aprendizado, a crítica e o ensino da arquitetura. Tal entendimento nos permite discernir porque um determinado edifício é importante, ao invés de aceitá-lo passivamente assim porque outros antes de nós o determinaram. Nossa pergunta passa a ser: o que há nessa obra que a faz singular, além de uma fascinação visual pouco explicável? Como seu autor manipulou as condições existentes segundo princípios compositivos próprios para alcançar tais resultados? Esboçar respostas para estas indagações nos permite entender os propósitos, os meios e os fins da própria arquitetura. 


Obras de Andrea Palladio


Villa Godi 


           A Villa Godi Malinverni é a primeira Villa Palladio criada, citada em seus Quatro Livros sobre Arquitetura. O cliente e proprietário do imóvel era Gerolamo Godi, que o construiu para o filho AntonioO trabalho foi concluído em 1542. A moradia, que fica nas encostas da colina de Lonedo, tem vista para o rio Astico e apresenta alguns elementos de arquitetura típica de castelos, como "la colombaia" ou pomba, que se assemelha a uma pequena torre que permitiu para ver e controlar a planície abaixo. A escada central era a entrada principal que levava aos pisos nobres e estava restrita ao arco central da loggia; semelhante à ponte levadiça medieval e, portanto, poder controlar todas as entradas para os quartos privados da família. A frente da vila está de costas e flanqueada por dois corpos que sobressaem em um ângulo, em vez da vila com duas torres, já que era típico da região de Veneto durante esse período. A parte traseira da vila é onde a seção central corresponde ao salão principal e encontramos uma serliana que foi construída mais tarde durante as obras de restauração em 1550, substituindo a janela térmica romana original. As duas asas laterais contêm quatro salas. Apenas a ala esquerda de três arcos faz parte do design original, enquanto a asa direita de cinco arcos foi adicionada no final dos anos 70 do século XVI. substituindo a janela térmica original romana. As duas asas laterais contêm quatro salas. Apenas a ala esquerda de três arcos faz parte do design original, enquanto a asa direita de cinco arcos foi adicionada no final dos anos 70 do século XVI. substituindo a janela térmica original romana. As duas asas laterais contêm quatro salas. Apenas a ala esquerda de três arcos faz parte do design original, enquanto a asa direita de cinco arcos foi adicionada no final dos anos 70 do século XVI. 




San Giorgio Maggiore

            
           A San Giorgio Maggiore, é uma basílica na pequena ilha de San Giorgio Maggiore, frente à Praça de São Marcos é uma das primeiras vistas de Veneza visível para o viajante se aproximando pelo mar. Projetada em 1566 por Andrea Palladio e terminou em 1610 por Vincenzo Scamozzi . É uma das primeiras vistas de Veneza visível para o viajante se aproximando pelo mar. fachada é dominado por um frontão central que é flanqueado pelas duas metades de um frontão quebrado. O edifício também é notável por seu espaçoso interior cheio de luz, no qual uma tela de colunas separa o altar maior do coro monástico por trás disso é em forma de templo clássico, com uma só entrada, com quatro colunas compostas sobre altos plintos, com um entablamento por cima onde se sustem um tímpano clássico. A solução inventada por Palladio para esta fachada é fantasiosa e é uma contribuição original para a resolução de um dos problemas mais sentidos pelos arquitectos renascentistas, que era o de encontrar o modo de dotar um aspecto inspirado no templo clássico a um edifício tripartido como a igreja cristã de três naves. O sereno interior de proporções perfeitas também é típico de Palladio.




Referências:

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