As principais características da arquitetura renascentista de cada país europeu:
Renascimento Setentrional. Também designado como Renascimento Nórdico, faz alusão ao movimento Renascentista ocorrido na Europa, com exceção da Itália. Antes de 1450, o humanismo italiano teve pouca relevância fora de seu país, a partir do século XV que as ideias se perpetuaram por toda Europa, assim foi desencadeado o movimento Renascentista na Alemanha, França, Inglaterra e Países Baixos. Esse movimento esteve associado diretamente a reforma protestantes e católicos, os quais influíram em consequências duradouras, como divisão dos Países Baixos.
Sobre esse movimento há ainda uma grande discursão: se o conceito do Renascimento Italiano pode ser aplicado corretamente à Arte Setentrional. Os artistas nórdicos são cultivavam o conservadorismo clássico para sistemas teóricos de representações que caracterizavam a arte italiana. No entanto, as transformações da Europa Setentrional, embora não seja comparável aquilo que surgiu na Itália, pode ser considerada e descrita adequadamente como um renascimento.
Croqui de uma fachada de uma obra do Renascimento Francês e destaque os elementos:
Obra: Chateau de Chambord
Local: França localizado em Chambord.
Arquiteto: Philip de l’Orme
Ano: 1570
Croqui da fachada da obra de Inigo Jones, destacando suas principais características:
Inigo Jones é reconhecido como primeiro arquiteto inglês. Ele também faz valiosas contribuições para a cenografia e vestuário teatral. Nasceu em Londres em 1573, e faleceu em 1652 nessa mesma cidade.
Obra: Greenwich, Queen´s House
Local: Borough de Greenwich, em Londres.
Arquiteto: Inigo Jones
Ano: 1614-1617
Local: Borough de Greenwich, em Londres.
Arquiteto: Inigo Jones
Ano: 1614-1617
Nenhum comentário:
Postar um comentário